
A estação mais quente do ano já começou e esse período é marcado pelo calor excessivo, exigindo atenção redobrada com a pele.
Durante o verão, a maioria das pessoas procuram atividades ao ar livre para se refrescar como: ir à praia, à piscina, a parques, entre outros.
Mas, para que a diversão seja segura, alguns cuidados com a pele precisam ser tomados, a fim de evitar o envelhecimento precoce e o ressecamento da pele, condições que, se não forem controladas, podem evoluir para casos mais graves, como infecções ou até mesmo câncer.
Por isso, a Clínica Dr. Saúde Rio vai te mostrar 5 cuidados com a pele no verão para você curtir o melhor dessa estação de forma segura. Além disso, tem dicas para evitar que a sua pele resseque e também como se manter hidratado nos dias quentes.
1- Use protetor solar

O uso do protetor solar não é uma mera sugestão, mas sim uma obrigação recomendada por médicos dermatologistas.
Um dos principais cuidados com a pele é aplicar o protetor solar diariamente e, apesar de muitas pessoas não saberem, é preciso usá-lo até mesmo nos dias nublados e chuvosos. Isso é necessário porque boa parte da radiação UVA consegue atravessar as nuvens. Opte por um modelo com Fator de Proteção Solar (FPS), de 30 ou mais.
O indicado é passar o protetor solar de 20 a 30 minutos antes de sair de casa pela manhã e reaplicar na hora do almoço. Quando for para a praia ou piscina, aplicá-lo 15 minutos antes de vestir a roupa de banho para que dê tempo de o produto ser absorvido na pele. Depois, continue reaplicando o filtro solar a cada duas horas enquanto estiver exposto ao Sol.
2- Mantenha a pele hidratada

Um das melhores dicas de cuidados com a pele no verão é mantê-la hidratada e limpa. Por conta das altas temperaturas muitas pessoas deixam de usar cremes que promovam a hidratação para evitar a oleosidade, o que é um grande erro.
Por isso, o ideal é saber com o seu dermatologista qual seu tipo de pele e usar produtos específicos.
3- Beba bastantes líquidos

3- Beba bastantes líquidos do verão, a transpiração do corpo ausmenta também. Quando acrescentamos cremes e loções hidratantes nos cuidados com a pele, garantimos que ela tenha uma hidratação de fora para dentro, mas só isso não é suficiente.
Para que a cútis tenha umidade, é preciso que o organismo esteja hidratado; assim, é indispensável beber bastante água ao longo do dia.
Porém, aquela recomendação de dois litros por dia não é válida para todos. A quantidade depende da necessidade do organismo com base em vários fatores, como a realização de atividades físicas, o clima e a alimentação.
4- Alimentação nutritiva

Assim como a ingestão de água influencia a saúde e a beleza da pele, os alimentos que consumimos contribuem para que ela receba cuidados adequados. Isso porque é por meio da alimentação que enviamos nutrientes para esse órgão.
Diversas vitaminas trazem benefícios para a pele, como a vitamina D. Ela acelera a renovação da pele, favorece o tratamento de feridas e contribui para a melhora dos quadros de acne. Tudo isso acontece porque a maior parte da vitamina D sintetizada é produzida na pele.
Outras vitaminas fundamentais são:
Vitamina A, com ação antioxidante;
Vitaminas B5 e B6, que têm ação anti-inflamatória e controlam a produção de oleosidade;
Vitamina B3, que favorece a hidratação;
Vitamina E, que é um poderoso antioxidante e protege a pele contra a radiação do Sol e toxinas presentes na poluição, além de auxiliar na hidratação;
Vitamina C, que estimula a elastina, o colágeno e combate radicais livres.
5- Ao sair de casa, opte por roupas leves e frescas.

Para os dias que for aproveitar o calor do verão ao ar livre, use acessórios como bonés, chapéus e óculos escuros de boa qualidade, junto com o filtro solar. Assim, você se protege dos efeitos negativos do Sol.
Tecidos sintéticos como nylon, por exemplo, bloqueiam apenas 30% da radiação UV, deixando mesmo partes cobertas do corpo mais expostas ao sol. Além disso, tecidos sintéticos dificultam a respiração da pele.
Procure utilizar roupas adequadas à estação. Camisetas, camisas, calças e vestidos de cor preta, por exemplo, tendem a reter mais calor e farão com que você se sinta mais sufocado.
Qual é a importância do acompanhamento médico?
É importante saber que problemas como ressecamento, pequenas feridas, manchas, coceira, e outros sintomas não são condições normais ou naturais da pele. Esses são indícios de que ela precisa receber cuidados maiores e que a sua saúde pode estar abalada.
Em casos como esses, o acompanhamento por um médico, em especial o dermatologista, é fundamental. Esse médico é o profissional capacitado para indicar os melhores cuidados e tratamentos específicos para as necessidades de cada pessoa,
Com o suporte de um profissional, também é possível entender quais vitaminas podem estar faltando para que a saúde da pele esteja equilibrada. Vale lembrar que elas podem ser obtidas por meio da alimentação e estão em produtos dermocosméticos, que devem ser utilizados conforme o tipo de pele.
Para mais informações sobre como manter a saúde da sua pele nesse verão e realizar o acompanhamento por um profissional, agende uma consulta de forma prática, rápida e online, Clique Aqui e entre em contato com a Clínica Dr. Saúde Rio, no Centro de Itaguaí.
☎️ Telefones: (21) 2688-4372 ou +55 21 98888-0469 (WhatsApp).
📍 Endereço: Rua Walter Barbosa Coelho,58 - Centro - Itaguaí/RJ (Clique aqui)
#drsaude #drsauderio #drsaudeitaguai #dermatologista #cuidadoscomapelenoverao #protetorsolar #envelhecimentodapele