5 Principais Doenças GINECOLÓGICAS: Como Identificar e Tratamento

Atualizado: 16 de fev. de 2023

🌼Saiba quais são as 5 principais doenças ginecológicas🌼

1. Vulvovaginite

A Vulvoginite é uma alteração inflamatória ou infecciosa da vulva, vagina e colo do útero, podendo ser causada por infecção de bactérias, protozoários e fungos ou por alteração da própria flora bacteriana. O problema acomete, principalmente, mulheres na idade reprodutiva e é causado normalmente pela proliferação desses germes, associada à baixa de imunidade.

Os principais sintomas são:

• corrimentos líquidos ou grumosos;

• odor fétido;

• prurido (coceira na vagina);

• hiperemia (vermelhidão);

• irritação; dor durante a relação sexual;

Ocasionalmente, presença de lesões externas e internas como bolhas, úlceras e verrugas.

2. Síndrome dos Ovários Policístico (SOP)

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva e é considerada a causa mais frequente de infertilidade em mulheres com anovulação crônica, ou seja, que não ovulam adequadamente.

3. Endometriose

A Endometriose é frequente na idade reprodutiva, é conhecida como a “doença da mulher moderna”, por conta do adiamento da maternidade ou pela opção de não engravidar. A endometriose é uma doença ginecológica caracterizada pela presença do tecido do endométrio, camada que reveste o interior do útero, fora de seu local habitual.

4. Mioma Uterino

O Mioma Uterino é um tumor benigno localizado no útero e que acomete, geralmente, mulheres de 30 a 50 anos de idade. De origem genética, o mioma uterino pode apresentar crescimento excessivo e, considerando a localização dele dentro do útero, pode causar hemorragias com coágulos, cólicas intensas, aumento do útero, dor na relação sexual e infertilidade.

Por mais que até 75% das mulheres não apresentam nenhum sintoma, os mais comuns são: sangramento intenso durante a menstruação; cólicas; urgência de urinar; dor abaixo do umbigo ou sensação de pressão na região; dor durante a relação sexual.

5. Doença inflamatória pélvica

A Doença Inflamatória Pélvica, de todas as doenças ginecológicas citadas, essa é a mais rara (mas não menos preocupante), atingindo 3% das mulheres, sendo a maioria jovem e sexualmente ativa. O distúrbio é causado por alguns tipos de bactérias ou uma infecção por múltiplas bactérias.

Dúvidas? Marque agora mesmo a sua consulta na Clínica Dr. Saúde no centro de ITAGUAÍ, com a nossa Ginecologista & Obstetra, Dra. Maria Luís ❤️❤️

Marque já a sua consulta: ☎ (21) 268843-72 ou 98888-0469 (WhatsApp).

📍Endereço da Clínica Dr. Saúde: Rua Walter Barbosa Coelho,58 - Centro - Itaguaí/RJ (Rua em frente ao Hospital Cemeru, rua da Zélia Noivas, ao lado do Colégio Guairá) .

0 comentário