top of page

Dificuldade ou Retenção URINÁRIA: Conheça os Sintomas e Tratamento


A dificuldade em urinar ou a retenção de urina (miccção) são sintomas que podem se associar a diferentes motivos. Conheça as principais causas que podem provocar essas dificuldades e saiba como tratá-las, como infeccção urinária, prostatite, hiperplasia de próstata, medicamentos e câncer de próstata,

 

Infecção urinária




De acordo com as estatísticas, aproximadamente 30% das mulheres irão apresentar infecção urinária leve ou grave durante a sua vida vida.

Isso se deve ao fato de que as características anatômicas femininas as deixam mais suscetíveis a esses problemas. Afinal, possuem uma uretra mais curta e mais próxima ao ânus, em relação aos homens., favorecendo a passagem das bactérias para o trato urinário.

Outros sintomas da infecção, são:

  • Necessidade urgente de urinar;

  • Escassez na eliminação de urina;

  • Dores na bexiga, abaixo do ventre ou nas costas;

  • Febre;

  • Sangue na urina.

Uma infecção no trato urinário pode prejudicar a mucosa presente na uretra ou na bexiga, causando a dificuldade de urinar e dor.

Embora o sistema urinário tenha sido projetado para se defender contra esses invasores microscópicos, essas defesas às vezes falham.

Quando isso acontece, as bactérias podem se apoderar e se transformar em uma infecção completa no trato urinário.


Prostatite


A prostatite caracteriza-se pela inflamação da próstata, a qual é uma pequena glândula responsável pela produção do líquido seminal (líquido que contém os espermatozoides), levando a um incremento do seu tamanho, podendo causar diversos sintomas como:

  • Dor;

  • Queimação ao urinar;

  • Febre.

A principal causa de prostatite é a infecção por bactérias, principalmente Escherichia coli, Klebsiella spp. e Proteus spp..

No entanto, pode ter causas não infecciosas, por isso é de suma importância que o urologista seja consultado para que seja identificada a causa da prostatite e, assim, ser realizado o tratamento mais adequado, podendo envolver o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, de forma a aliviar os sintomas, ou de antibióticos, caso seja confirmado que a inflamação da próstata seja causada por bactérias.

Hiperplasia benigna de próstata


A hiperplasia benigna de próstata consiste em um aumento da próstata. Embora não exista uma causa definida, essa é uma condição que não provoca câncer, como muitos acreditam.

A hiperplasia benigna de próstata pode apresentar sintomas ou também ser assintomática. A dificuldade para urinar é um dos sintomas mais identificados, pois o aumento da próstata provoca uma pressão sobre a uretra, podendo retardar a micção, diminuir o fluxo da urina ou ter a sensação de que a bexiga está sempre cheia.

Além disso, é possível que a pessoa não consiga urinar de maneira alguma, em decorrência do bloqueio completo da uretra.

A visita ao urologista deve ser feita assim que as primeiras dificuldades em urinar sejam identificadas. Clique aqui e saiba mais.


Uso de medicamentos


Alguns medicamentos podem alterar a atividade miccional temporariamente, causando dificuldade ao urinar.

Por exemplo, descongestionantes nasais e outros medicamentos para tratamento de resfriados e gripes, além de anticolinérgicos para tratamento de incontinência urinária e vários outros remédios podem também causar a dificuldade para eliminar a urina.

Câncer de próstata


Quando a dificuldade em urinar e o incremento da atividade miccional está relacionado ao câncer de próstata, significa que a doença já se encontra em um estágio avançado, uma vez que esse tipo de tumor não manifesta muitos sintomas em seu estágio inicial.

Além da dificuldade de urinar, o câncer de próstata, quando já desenvolvido, pode incitar sintomas mais sérios como insuficiência renal, presença de sangue na urina e dores na lombar.

Por isso, é imprescindível que homens com mais de 40 anos visitem anualmente um urologista para realizar o check-up anual a fim de identificar anomalias que indiquem o desenvolvimento do câncer de próstata. Clique aqui e saiba mais.


Consulte um especialista

Além dessas causas, é possível que vários outros problemas de saúde estejam ocasionando a dificuldade de urinar.

Por isso, de forma a conseguir detectar a causa corretamente, aqui na Clínica Dr. Saúde Rio, no Centro de Itaguaí, temos médicos especializados para tratar da sua saúde e de sua família.

Somente um urologista poderá analisar cuidadosamente cada situação, considerando todo o histórico do paciente, realizando o exame clínico e, quando necessário, a solicitação de outros exames para a confirmação do quadro.

 

Dúvidas? Clique aqui e marque agora mesmo a sua consulta na Clínica Dr. Saúde Rio no centro de ITAGUAÍ, com nossos especialistas. Temos UROLOGISTA especializado nesse assunto para poder te AJUDAR, além de diversas outras especialidades.


☎️ Telefones: (21) 2688-4372 ou +55 21 98888-0469 (WhatsApp).

📍 Endereço: Rua Walter Barbosa Coelho,58 - Centro - Itaguaí/RJ (Clique aqui)


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page