top of page

PEDRA NOS RINS: O que é, Sintomas, Causas e Tratamento

Atualizado: 17 de jan. de 2023


Pedra nos rins, também chamada de cálculo renal, é uma massa semelhante a pedras que podem-se formar em qualquer local do sistema urinário e podem surgir devido à alimentação rica em proteína e sódio e pouco consumo de líquidos no dia a dia, o que deixa a urina mais concentrada e aumenta o risco de formação de pedra.


O principal sintoma de pedra no rim é a dor intensa no fundo das costas e que pode limitar os movimentos, além de também poder ser notado dor pra urinar, urina turva e febre acima dos 38ºC. Na presença de sinais e sintomas indicativos de pedra nos rins, é importante consultar o Urologista para que sejam feitos exames e iniciado o melhor tratamento.


Como é o diagnóstico

O diagnóstico da pedra no rim é feito pelo urologista ou clínico geral por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, podem ser solicitados exames de imagem, como ultrassom e raio-X com o objetivo de identificar o tamanho da pedra e a sua localização, o que é importante para que o tratamento mais adequado possa ser indicado.


Como é feito o tratamento

O tratamento para pedra nos rins é geralmente feito em casa e inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico, como analgésicos ou antiespasmódicos e medicamentos que ajudam a dissolver a pedra e facilitar a sua eliminação.


Além disso, quem tem pedra nos rins deve também ter cuidados com a alimentação, evitando o sal, bebendo um copo de suco de laranja todos os dias e diminuindo a quantidade de proteínas consumidas no dia a dia, por exemplo. Nesses casos, também é aconselhado buscar uma orientação alimentar com um nutricionista especializado.


Nos casos em que as pedras são grandes, não são eliminadas e causam obstrução no sistema urinário, pode ser necessário realizar um pequeno procedimento cirúrgico para promover a eliminação da pedra no rim.


Na Clínica Dr. Saúde Rio, em Itaguaí - RJ, temos médicos especializados para tratar da sua saúde.


Dúvidas? Marque agora mesmo a sua consulta na Clínica Dr. Saúde no centro de ITAGUAÍ, com nossos especialistas. Clique aqui ❤️❤️


☎️ Nossos contatos: (21) 2688-4372 ou + (21) 98888-0469 (whatsapp).

📍 Endereço: Rua Walter Barbosa Coelho,58 - Centro - Itaguaí/RJ - CEP: 23815-340.

Dr. Saúde Rio 🚑❤️


0 comentário
bottom of page