top of page

Conheça os principais EXAMES LABORATORIAIS e onde realizar em ITAGUAÍ



Saiba que realizar Exames Laboratoriais de forma periódica pode gerar diversos benefícios para a sua saúde. É por meio desses exames que os médicos podem diagnosticar doenças de forma precoce, aumentando as chances de cura com um tratamento rápido e adequado.

Antes de tudo, você sabia que pode realizar na Clínica Dr. Saúde Rio, no Centro de Itaguaí, exames laboratoriais de forma prática, segura e com qualidade? Clique aqui e saiba mais.

 

O que são exames de rotina?


Exames de rotina são exames clínicos prescritos pelos médicos para avaliar como está o seu estado de saúde. Servem para realizar o diagnóstico de doenças, principalmente de forma precoce.

Atualmente, cerca de 95% das doenças podem ser identificadas nos primeiros estágios, ou seja, com maior chance de cura e melhor qualidade de vida para os pacientes.

Dessa forma, podemos reafirmar a importância dos exames laboratoriais no diagnóstico precoce de doenças graves.


Com qual frequência devo realizar os exames de rotina?

Os especialistas frisam que é importante realizar os exames de rotina ao menos uma vez por ano. Isso é o que chamam de check-up anual e que tem como objetivo obter uma avaliação geral do estado de saúde do paciente.

Entretanto, para pessoas portadoras de doenças crônicas, ou outras adversidades, esses exames devem ser realizados com maior frequência.

Antes de tudo, é fundamental consultar-se com um médico. Ele avaliará a necessidade de realização dos exames e o que deverá ser prescrito.


Principais exames realizados em um Check-up


HEMOGRAMA COMPLETO

O hemograma completo analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: glóbulos vermelhos (hemácias); glóbulos brancos (leucócitos), plaquetas (coagulação sanguínea),

Assim, torna-se possível identificar problemas como anemia, infecções e inflamações.


GLICEMIA EM JEJUM

O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente, podendo identificar casos de diabetes e pré-diabetes, além da sua importância para o controle das pessoas que já foram diagnosticadas com essa doença.

Mas não se esqueça, para que não seja dado um resultado falso-negativo, é essencial que sejam respeitadas respeite as 8 horas mínimas de jejum antes de realizar a coleta de sangue.


COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS

O exame de colesterol e triglicerídeos mede os níveis de gorduras no sangue, as quais podem ocasionar entupimentos dos vasos sanguíneos, causando infarto e AVC (derrame).

Você sabia que há 2 tipos de colesterol? O HDL e o LDL.

O HDL, comumente chamado de colesterol “bom”, consegue proteger os vasos do acúmulo de placas de gordura. É muito importante que ele esteja elevado.

No entanto, níveis anormais do colesterol LDL e VLDL, o qual é conhecido como “ruim”, são prejudiciais à saúde, favorecendo o surgimento de doenças cardiovasculares e outras complicações.

Por outro lado, os triglicerídeos são outro tipo de gordura, que em níveis elevados podem também causar risco ao coração, além de levar à obesidade.


UREIA E CREATININA

O exame de ureia e creatina avalia o funcionamento dos rins, possibilitando identificar alterações de forma precoce, mesmo em casos assintomáticos.

A creatinina é um produto residual que resulta de um desgaste natural dos músculos, ou seja, todos nós temos creatinina no sangue.

Boa parte da creatinina é filtrada nos rins, por isso esse exame é utilizado para avaliar a capacidade de filtração dos rins. Se a função renal estiver reduzida, os resultados irão apresentar níveis de creatinina elevados.


TGO (AST) E TGP (ALT)

O exame de TGO (AST) E TGP (ALT) quantifica as enzimas TGO e TGP, possibilitando avaliar o funcionamento do fígado.

Além disso, também podem estar alteradas no caso de lesões musculares, doença celíaca, hipotireoidismo, pancreatite e infarto, porém, não são específicas para o diagnóstico destas doenças.


TSH E T4 LIVRE

O exame de TSH E T4 LIVRE avalia o funcionamento da glândula tireoide, localizada no pescoço, podendo identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Se o TSH estiver elevado, pode ser indício de hipotireoidismo, com baixos níveis de T4 livre.

No caso de níveis elevados de TSH e T4 livre, o problema pode estar na hipófise.

No entanto, quando o TSH se encontra abaixo do limite normal, o caso é de hipertireoidismo, ocasionando aumento do T4 livre.

Já se o TSH e T4 livre estiverem menores que o normal, o caso pode ser de hipertireoidismo central.

Saiba que que os exames de sangue devem ser realizados regularmente, para que a sua saúde possa estar sempre em dia. A consulta com o médico profissional é essencial para interpretar corretamente o resultado. Clique aqui e agende já a sua consulta.


ÁCIDO ÚRICO

Os cristais de ácido úrico podem se acumular nas articulações e nos rins causando gota, cálculos renais e até insuficiência renal.

A elevação das dosagens de ácido úrico é frequentemente associado a hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.


EXAMES DE URINA

Os exames de urina são utilizados para analisar de forma microscópica as células, bactérias e cristais que possam estar presentes na urina e causar doenças.

Além disso, são realizadas dosagens de glicose, bilirrubinas e outras substâncias que auxiliam no diagnóstico de doenças sistêmicas.


EXAMES DE FEZES

O exame de fezes é um dos mais efetivos para investigar problemas gastrointestinais, além de possíveis anomalias no fígado, má absorção de vitaminas e a presença de vermes.


Dessa forma, possibilita que o médico realize um diagnóstico das funções digestivas do paciente, até mesmo identificando se está sujeita a alguma doença mais séria.


É importante ter em mente que são as condições individuais de cada pessoa que determinam quais exames devem ser incluídos no check-up, de modo que o médico pode solicitar testes diferentes dos que foram apresentados.


Outros exames laboratoriais

Além dos exames laboratoriais realizados comumente em check-ups, há diversos outros que também são importantes, seja para diagnosticar algum tipo de doença, ou mesmo para alguma outra finalidade, como identificar uma gravidez, descobrir seu tipo sanguíneo ou mesmo exame toxicológico, por exemplo.


Exame Beta HCG (BHCG)

O exame Beta HCG (BHCG) apresenta como resultado a quantidade do hormônio HCG no sangue. Assim, é possível saber sobre indícios de gravidez, além do tempo de gestação e se essa aparenta estar saudável.

O HCG é um hormônio que, durante a gestação, apresenta-se bastante elevado. Mas saiba que ele também pode ser produzido por homens ou mesmo mulheres que não se encontrem grávidas. A consulta com médico é essencial para analisar o diagnóstico.


Exame HIV

O teste de HIV (HIV-1 e HIV-2) tem como objetivo identificar a presença do vírus HIV no organismo.

O exame é rápido e simples, devendo ser realizado ao menos após 30 dias de uma possível exposição do paciente a situações de risco, como contato com sangue ou secreções de portadores do vírus HIV, ou mesmo a relações sexuais desprotegidas.


Exame PSA

O exame PSA é utilizado para diagnostica o câncer de próstata em homens, antes mesmo que apresentem qualquer tipo de sintoma.

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma glicoproteína produzida, principalmente, pela próstata, secretada no líquido seminal. Por isso, é normal que homens tenham PSA no sangue, porém, em níveis baixos.

Como o PSA também é produzido pelas células neoplásicas da próstata, essa medição também é útil para identificar possíveis casos de câncer de próstata.

No entanto, saiba que o PSA pode se encontrar elevado inclusive em casos de doenças não neoplásicas, como na prostatite ou mesmo na hiperplasia prostática benigna.

Sendo assim, é essencial realizar outros exames para obter um diagnóstico mais preciso, como o exame retal (toque prostático), o ultrassom e a biópsia prostática. Lembre-se que é essencial realizar uma consulta com o médico especialista para obter um diagnóstico correto. Clique aqui e agende já a sua consulta.


Exame de Tipagem Sanguínea com Fator Rh

O exame de tipagem sanguínea com fator Rh (determinação de grupo sanguíneo) é utilizado para classificar o sangue, identificando o seu grupo sanguíneo.

Esse exame é essencial para facilitar o atendimento, além de possíveis doações de sangue, transfusões, ou mesmo na gestação.


Exame Toxicológico

O exame toxicológico é utilizado para identificar a presença de substância psicoativas, ou seja, drogas, no organismo, como maconha, cocaína, crack e heroína .

A princípio, esse exame detecta a presença dessas substâncias em um período até 90 dias, mas isso depende do exame.

A realização desse exame tornou-se comum, principalmente, por ser uma exigência pelo DETRAN-RJ para renovação da CNH. Clique aqui e agende o seu exame em uma clínica credenciada.


Onde realizar Exames Laboratoriais em Itaguaí?

Na clínica Dr. Saúde Rio, no Centro de Itaguaí, você consegue realizar todos os seus exames Laboratoriais com excelência, rapidez e a um preço que cabe no seu bolso.

O nosso objetivo é cuidar dos nossos clientes e lhes permitir uma vida tranquila e feliz, sem preocupações.

A nossa relação com os clientes não termina quando os exames são entregues. Este é apenas o começo. Nós nos colocamos à inteira disposição e fazemos um acompanhamento de perto, além da missão de disseminar o máximo de conhecimento sobre bem-estar físico e emocional através de nossas redes sociais e blog.

Invista no seu maior patrimônio: sua SAÚDE!

 

Dúvidas? Clique aqui e marque agora mesmo os seus exames ou consultas na Clínica Dr. Saúde Rio no centro de ITAGUAÍ, com nossos especialistas. Temos diversas especialidades médicas, além de cirurgias plásticas e em geral, fisioterapia e psicoterapias.


☎️ Telefones: (21) 2688-4372 ou +55 21 98888-0469 (WhatsApp).

📍 Endereço: Rua Walter Barbosa Coelho,58 - Centro - Itaguaí/RJ (Clique aqui)

0 comentário

Comments


bottom of page