top of page

Quem tem OVÁRIO POLICÍSTICO pode engravidar? Tem Tratamento!


A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é, por muitas vezes, uma das causas na dificuldade para engravidar. Essa doença afeta cerca de 5 a 15% do público feminino em idade fértil e pode, sim, afetar a ovulação.

Mas saiba que é possível realizar tratamentos para reverter o quadro de infertilidade. Saiba que na Clinica Dr. Saúde Rio, no Centro de Itaguaí, temos Ginecologistas e outros especialistas capacitados para te ajudar a cuidar da sua saúde. Dúvidas, Clique Aqui.


O que é a Síndrome do Ovário Policístico (SOP)?



A síndrome dos ovários policísticos é uma doença endocrinológica, que causa um distúrbio hormonal.

Como surge a síndrome dos ovários policísticos? O corpo feminino também libera os hormônios masculinos, entre eles a testosterona. Essas substâncias são produzidas pelos ovários e possuem uma função importante para o sistema reprodutor feminino.

A SOP se manifesta quando o ovário gera esses andrógenos excessivamente, o que acaba interferindo no ciclo menstrual, na ovulação e na formação de cistos.

A doença é considerada a maior causa de infertilidade por disfunção ovariana, devido a uma alteração hormonal que pode desregular o ciclo menstrual ou fazer com que ele deixe de ocorrer.


Quais são os sintomas de Ovários Policísticos?


Os principais sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos são:

  • Alterações menstruais – Podem ser de vários tipos. Em geral, as menstruações são espaçadas, a mulher menstrua apenas poucas vezes por ano. Mas também pode haver tanto menstruação intensa como ausência de menstruação;

  • Hirsutismo – Aumento dos pelos no rosto, seios e abdômen;

  • Obesidade – Há tendência à obesidade, sendo que ganho significativo de peso piora a síndrome;

  • Acne – Em virtude da maior produção de material oleoso pelas glândulas sebáceas;

  • Infertilidade;

  • Também pode haver queda de cabelo e depressão.


Quais exames diagnosticam a Síndrome do Ovário Policístico?



A síndrome do ovário policístico pode ser detectada através de exames hormonais, como os exames de progesterona, estrogênio, FSH, LH e também um exame de ultrassonografia transvaginal dos ovários.

Uma mulher com a síndrome do ovário policístico não ovula como deveria, por isso, muitos médicos acabam receitando tratamentos como anticoncepcionais.


Quem tem ovários policísticos pode engravidar naturalmente?

A gravidez natural pode ser um pouco dificultada para as mulheres que têm a síndrome dos ovários policísticos, pois em alguns casos, a ovulação pode deixar de ocorrer naturalmente todo mês, causando infertilidade.

Entretanto, é possível sim que mulheres com síndrome dos ovários policísticos consigam engravidar normalmente sem tratamentos de fertilidade.

Para os casos onde a fertilidade foi afetada é possível realizar tratamentos que ajudem na regulação da menstruação e indução à ovulação. Lembrando que qualquer tratamento deve ser feito de acordo com a indicação de um médico Ginecologista.

Clique Aqui e agende já a sua consulta com a nossa Ginecologista!

Alguns dos tratamentos para a síndrome do ovário policístico são:

  • Uso de pílula anticoncepcional: por conter formas artificiais de estrogênio e progesterona, que regulam a ovulação, ajudando a regular, também, o ciclo menstrual. Porém, não é possível engravidar durante o tratamento.

  • Uso de Clomifeno: um medicamento que estimula a ovulação e aumenta o número de óvulos produzidos, facilitando a existência de um período fértil regular.

  • Injeções de hormônio: são usadas quando o Clomifeno não apresenta efeitos.

Além desses tratamentos, algumas práticas também são essenciais no auxílio, como fazer exercícios e uma dieta equilibrada regularmente, pois o aumento de peso pode prejudicar a ovulação, dificultando as chances de gravidez.


Onde consigo realizar tratamento para a Síndrome de Ovários Policísticos com uma Ginecologista em Itaguaí?

A nossa Ginecologista e Obstetra Dra. Maria Luis Ferreira é especialista nesta técnica e pode te ajudar a tratar a síndrome do ovário policístico, além de qualquer outra dúvida que tenha, para que você possa realizar o seu desejo de ser mãe!

Clique Aqui e agende logo a sua Consulta com nossa Ginecologista. Além disso, contamos com mais de 20 especialidades médicas, além de cirurgia plástica, fisioterapia e muito mais, tudo para cuidar da sua SAÚDE!

Invista no seu maior patrimônio: sua SAÚDE!

 

☎️ Telefones: (21) 2688-4372 ou +55 21 98888-0469 (WhatsApp).

📍 Endereço: Rua Walter Barbosa Coelho,58 - Centro - Itaguaí/RJ (Clique aqui)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page