top of page

TOQUE RETAL: Mitos e Verdades, Saiba Tudo

Atualizado: 15 de mai. de 2023



O exame toque retal é indicado para examinar problemas no ânus e reto, como hemorroidas, prostatite e até o câncer de próstata.

Embora ainda seja temido por muitos homens, o exame de próstata é um procedimento simples que permite detectar anormalidades nessa glândula, sendo rápido (dura em média 10 segundos) e indolor e não traz riscos à saúde.

Saiba que na Clinica Dr. Saúde Rio, no Centro de Itaguaí, temos profissionais capacitados para te ajudar a cuidar da sua saúde e manter os exames de rotina em dia. Dúvidas, Clique Aqui.

 

Para que serve o exame de toque retal?

O toque retal possibilita identificar sinais de doenças na próstata, como prostatite (inflamação da próstata), hiperplasia (aumento da próstata) e câncer de próstata, mas são necessários outros exames para confirmar o diagnóstico, como de urina e sangue (PSA).

O médico também pode examinar problemas como fissuras anais, hemorroidas e outras alterações no reto, uretra e ânus.

Veja abaixo alguns MITOS E VERDADES sore o exame.


Mito: O exame toque retal dói


Esse talvez seja o grande mito em relação ao exame de toque retal. Mesmo causando um pouco de medo e certo receio, não há o que se preocupar.

Na verdade, o exame é extremamente rápido, praticamente “não dá tempo para sentir dor”. O médico utiliza luva e lubrificante a fim de deixar o procedimento indolor e o mais confortável possível.

Contudo, mesmo sendo muito rápido e muito simples, ele é fundamental para a saúde!


Mito: É preciso ficar em posição ginecológica para o exame de toque

Ao contrário do que muitos pensam, o exame de toque é realizado com o paciente deitado de lado em uma maca ou em pé.

Geralmente, o profissional solicita que o paciente faça uma leve flexão do abdômen. Portanto, não é obrigatório ficar na posição ginecológica para realizar o exame!


Mito: O exame de toque só é necessário quando houver sintomas


Um mito que pode custar a vida do paciente é o argumento de que o exame de toque deve ser realizado apenas se o paciente estiver apresentando sintomas.

A recomendação médica é a seguinte: todo homem deve realizar exame da próstata anualmente a partir dos 45 anos.

No entanto, claro, não é preciso esperar chegar a essa faixa etária caso tenha sintomas, como dificuldade de urinar ou ir mais vezes ao banheiro.

Além disso, homens com histórico familiar de câncer na próstata devem seguir as recomendações de um urologista em relação à periodicidade dos exames.

Caso a doença seja identificada no início, pode ser que os sintomas sequer apareçam ou, então, surjam de forma mais sutil. Visto que a doença encontra-se no estágio inicial.

Portanto, não se esqueça de marcar um check-up urológico a fim de garantir que a sua saúde esteja sempre em dia!

Mito: Se o exame de PSA estiver normal, não preciso fazer o exame de toque.



Por fim, alguns pacientes acreditam que o valor do PSA (Antígeno Específico da Próstata) é responsável por indicar (ou não) a necessidade da realização do exame de toque.

Por exemplo, alguns homens acreditam erroneamente que, caso o PSA esteja normal, não será preciso realizar o exame de toque.

Pelo contrário, esses procedimentos atuam juntos no diagnóstico correto da doença.

Aliás, existem alguns casos de câncer de próstata com PSA em nível baixo. Portanto, é preciso ficar atento e realizar todos os exames conforme solicitado pelo urologista!


Realize a prevenção com o nosso Urologista, Dr. Marcelo Pessanha, na Clínica Dr. Saúde Rio

Agora que você conheceu os mitos sobre o exame de toque, esperamos que esteja mais confiante para realizar o procedimento. Principalmente, lembre-se que a saúde e o bem-estar são mais importantes do que esses ou quaisquer outros mitos envolvendo o exame de toque. Na verdade, o procedimento é sinônimo de cuidado com a vida!

Inclusive, uma dica é buscar um profissional experiente e especializado, a fim de realizar o exame de toque com conforto, empatia e tranquilidade.

Portanto, se você pretende realizar o exame de toque, ou tem qualquer dúvida, Clique Aqui para agendar agora mesmo uma consulta com o nosso urologista, Dr. Marcelo Pessanha.

Afinal, ele é um médico urologista referência nos cuidados relacionados à saúde do homem.

Invista no seu maior patrimônio: sua SAÚDE!

 

☎️ Telefones: (21) 2688-4372 ou +55 21 98888-0469 (WhatsApp).

📍 Endereço: Rua Walter Barbosa Coelho,58 - Centro - Itaguaí/RJ (Clique aqui)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page