FIBROMIALGIA: O que é, Sintomas, Causas, Diagnóstico e Tratamento

A fibromialgia é uma síndrome que causa múltiplos pontos de dor por todo o corpo. Associado ao quadro de dor, apresenta manifestações de cansaço, depressão e ansiedade e alterações intestinais.

A boa notícia é que a fibromialgia tem tratamento e todos esses sintomas podem ser controlados e a qualidade de vida restabelecida.

O QUE É FIBROMIALGIA?

Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor.

Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.

Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.

QUAL É A CAUSA DA FIBROMIALGIA?

Como diversas doenças reumatológicas, a fibromialgia (FM) não tem suas causas e mecanismos completamente esclarecidos.

O que é conhecido é que a pessoa que tem fibromialgia possui maior sensibilidade à dor e isso tem relação com o centro de dor no sistema nervoso. Assim, nervos, medula e cérebro, fazem que qualquer estímulo doloroso seja mais intenso.

É importante realizar exames e checkups na periodicidade solicitada pelo médico para avaliar possíveis doenças e riscos.

SINTOMAS DE FIBROMIALGIA

Os sintomas são muito variáveis, em surgimento e intensidade, entretanto alguns critérios de diagnóstico podem auxiliar na suspeição clínica:

• Presença de pontos dolorosos na musculatura (18 pontos pré-estabelecidos);

• Dor por período superior a três meses em todo ou qualquer parte do corpo;

• Alteração de sono e fadiga;

• Quadro de ansiedade ou depressão;

• Alterações do sistema intestinal;

• Alterações cognitivas, como falta de memória ou concentração.

PRINCIPAIS PONTOS DE DOR

Existe uma escala de pontos de dor que pode ser utilizada na avaliação clínica de pessoas com suspeita de fibromialgia, entretanto a ausência de dor em todos ou parte desses pontos não exclui totalmente a possibilidade do diagnóstico.

• Cervical;

• Tórax;

• Abdome;

• Dorso;

• Lombar;

• Mandíbula D - Mandíbula E;

• Ombro D - Ombro E;

• Braço D - Braço E;

• Antebraço D - Antebraço E;

• Quadril D - Quadril E;

• Coxa D - Coxa E;

• Perna D - Perna E.

A dor na fibromialgia pode variar bastante, como uma dor difusa pelo corpo, mas há casos em que é mais localizada. Geralmente a pessoa tem dificuldade de definir quando e como iniciou o sintoma de dor, pois ela começa leve e pode ir aumentando a intensidade com o passar do tempo.

A dor costuma ser mais intensa no final do dia, mas também pode haver pela manhã. A dor é mais profunda, muitos referem “nos ossos” ou ao redor das articulações.

As pessoas com FM têm maior sensibilidade ao toque, sendo que muitos não toleram ser abraçados.

DIAGNÓSTICO DA DOENÇA

O diagnóstico da fibromialgia é clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar que ela está presente.

Se o médico fizer uma boa entrevista clínica, pode fazer o diagnóstico de fibromialgia na primeira consulta e descartar outros problemas.

Saiba que na Clínica Dr. Saúde Rio, no Centro de Itaguaí, nós contamos com os melhores profissionais para cuidar da sua saúde. Clique aqui e marque já a sua consulta!

TRATAMENTOS

O tratamento deve ser multidisciplinar, incluindo medicamentos, atividade física, acompanhamento psicológico e massagens.

A fibromialgia não tem cura, mas o entendimento atual da doença, os medicamentos e a combinação de terapias, controlam os sintomas e restabelecem a qualidade de vida.

ONDE CONSIGO TRATAMENTO

Para mais informações sobre como realizar um diagnóstico da fibromialgia e como realizar seu tratamento, agende uma consulta de forma prática, rápida e online, Clique Aqui e entre em contato com a Clínica Dr. Saúde Rio, no Centro de Itaguaí.

☎️ Telefones: (21) 2688-4372 ou +55 21 98888-0469 (WhatsApp).

📍 Endereço: Rua Walter Barbosa Coelho,58 - Centro - Itaguaí/RJ (Clique aqui)

0 comentário