top of page

VASECTOMIA: O que é, Como é Realizada e Outras Dúvidas Comuns

Atualizado: 30 de jan. de 2023



A vasectomia é uma cirurgia, relativamente simples, realizada em homens que não desejam ter filhos, sendo, portanto, um método contraceptivo. Esse método é considerado definitivo, por envolver uma cirurgia que garante a interrupção dos vasos deferentes, que é o canal que conduz os espermatozoides dos testículos até o pênis, interrompendo seu fluxo durante a ejaculação, prevenindo, assim, a gravidez.


É importante que logo após a cirurgia seja utilizado preservativo, pois além de não conferir proteção contra infecções sexualmente transmissíveis, são necessárias cerca de 25 ejaculações para garantir que não haja mais espermatozoides no canal.


 

Quando é indicada?

A vasectomia é indicada para os homens que não desejam ter mais filhos. No entanto é importante que a realização da cirurgia seja discutida pelo casal juntamente com o médico para que sejam esclarecidas todas as dúvidas.


Como é realizada a vasectomia?

A cirurgia de vasectomia é um procedimento simples, podendo ser realizado pelo urologista na própria clínica, durando em média de 15 a 30 minutos.


Você pode inclusive realizar o procedimento na Clínica Dr. Saúde Rio, no Centro de Itaguaí. Clique aqui e saiba mais.


Para isso, o médico Urologista irá seguir alguns passos, como:

1. Limpeza da pele do saco escrotal com uma solução tópica antimicrobiana;

2. Aplicar anestesia local, para evitar a dor e o desconforto do procedimento;

3. Realizar um pequeno corte na parte superior do escroto;

4. Localizar os canais deferentes;

5. Cortar os canais deferente, ou amarrar com um fio cirúrgico, ou cauterizar por meio do calor ou eletricidade;

6. Fechar o corte feito no escroto, através de pontos ou cola cirúrgica.



Após o procedimento, o homem já pode voltar para casa, sendo recomendado aplicar compressas de gelo e ficar em repouso por cerca de 2 dias.

É importante destacar aqui que a vasectomia é um procedimento muito mais simples do que a laqueadura, a qual é realizada em mulheres.


Cuidados após a vasectomia

Depois da cirurgia de vasectomia é normal que o homem sinta dor e desconforto na região. Por isso, é indicado que fique em repouso e faça compressa fria no local de acordo com a orientação médica.


Além disso, é indicado que faça uso de roupas confortáveis e evite relações sexuais por cerca de 3 a 5 dias, ou até a liberação médica.


É importante que nas relações sexuais logo após a vasectomia seja utilizado preservativo, pois há a possibilidade que existam espermatozoides no canal deferente, podendo ainda ser liberados durante a ejaculação.


Por isso, para garantir que não existam mais espermatozoide na ejaculação, é indicado que o urologista seja consultado com regularidade para que seja realizada uma análise do sêmen, também conhecida como espermograma, que deve demonstrar ausência de espermatozoides, ou azoospermia, ou raros espermatozoides imóveis.


Vantagens e desvantagem da vasectomia

A principal vantagem de o homem realizar a vasectomia é o maior controle sobre a gravidez da mulher, porque depois de cerca de 3 meses desse procedimento, a mulher não precisará usar métodos anticoncepcionais, como a pílula ou as injeções, por exemplo.


Esse tempo pode variar de uma pessoa para outra, pois são necessárias cerca de 25 ejaculações para redução completa dos espermatozoides nos canais. Assim, é aconselhado perguntar ao médico urologista qual o tempo de espera adequado para o seu caso.


No entanto, uma das desvantagens é que a vasectomia não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis e por isso para se prevenir de doenças como HIV, sífilis, HPV e gonorreia, ainda será preciso usar preservativo em toda relação sexual, especialmente se tiver mais de uma parceira sexual.


Vasectomia é reversível?

Em alguns casos, a vasectomia pode ser revertida através da ligação dos canais deferentes, porém as chances de sucesso variam de acordo com o período desde a realização da cirurgia. Isto porque, com o tempo, o corpo deixa de produzir espermatozoides e começa a produzir anticorpos que eliminam os espermatozoides produzidos.


Assim, após vários anos, mesmo que o corpo volte a produzir espermatozoides, esses podem não ser férteis, dificultando a gravidez. Por essa razão, a vasectomia deve ser um procedimento utilizado apenas quando o casal tem a certeza de que não pretende ter mais filhos.


A cirurgia de vasectomia é um dos métodos contraceptivos mais seguros disponíveis atualmente, mas o homem deve estar seguro de sua decisão. Antes de optar pela vasectomia, é importante analisar todos os prós e contras e tirar todas as dúvidas.


Outro cuidado indispensável é procurar um médico qualificado para realizar o procedimento. Quer saber onde, Clique Aqui.


Onde posso realizar?

Para mais informações sobre vasectomia ou saber como agendar uma consulta na com urologista de forma prática, rápida e online, Clique Aqui e entre em contato com a Clínica Dr. Saúde Rio, no Centro de Itaguaí.



☎️ Nossos contatos: (21) 2688-4372 ou +55 21 98888-0469 (WhatsApp).

📍 Endereço: Rua Walter Barbosa Coelho,58 - Centro - Itaguaí/RJ.

0 comentário
bottom of page