top of page

CISTO e NÓDULO MAMÁRIO: Qual a Diferença?



Para entender a diferença entre cisto e nódulo mamário, você deve conhecer a definição correta de cada um deles.

O nódulo é uma lesão sólida. Ainda que muitas vezes essa palavra possa parecer algo mais grave, nem sempre são malignos, como no câncer. O mioma e o lipoma são exemplos de nódulos sólidos benignos.

Já o cisto é definido como uma imagem líquida (pode ser líquida espessa), com algum componente sólido, espesso e/ou traves em seu interior, envolvido por uma cápsula. Em sua grande maioria, são lesões benignas, no entanto, existem casos em que o componente interno pode ser maligno (sempre devemos ter atenção ao componente sólido e septações associadas).

Saiba que na Clinica Dr. Saúde Rio, no Centro de Itaguaí, temos Ginecologistas e outros especialistas capacitados para te ajudar a cuidar da sua saúde. Dúvidas, Clique Aqui.

 

O que é um nódulo mamário?


Nódulo de mama é uma tumoração presente na glândula mamária. Pode ser palpável ou não, e pode apresentar conteúdo sólido ou cístico. Representa uma das queixas mais comuns no consultório do mastologista, podendo chegar a 60% dos motivos de consulta.

Os nódulos de mama podem ser benignos ou malignos; na grande maioria dos casos (70 a 75% deles) a paciente com essa queixa apresenta uma patologia benigna.

Todos os nódulos com imagem suspeita devem ser submetidos à biópsia percutânea, independente da idade. A necessidade de cirurgia deve ser determinada de acordo com o resultado da biópsia.

O fibroadenoma é o tipo mais comum de nódulo, e acomete mulheres entre 15 a 30 anos. Apresenta-se como nódulo indolor, de superfície regular ou bocelada, móvel, pode ser múltiplo e bilateral.

A impressão na palpação é de uma “bolinha” na mama, costuma ter crescimento limitado, estimulado pelo próprio hormônio feminino (estrogênio), geralmente até 2 cm. O fibroadenoma é percebido pela própria paciente em até 80% dos casos.


O que é um cisto mamário?


Cistos mamários são estruturas ovais ou arredondas, de diferentes tamanhos, com bordas regulares e bem definidas, que acumulam líquido no seu interior.

Na maioria dos casos, são lesões benignas, não proliferativas, que se desenvolvem no ducto terminal da unidade lobular mamária, sem maior significado clínico para a saúde. Eles podem ocorrer em uma ou nas duas mamas sob diferentes formas: um nódulo único, múltiplos nódulos independentes, ou por um agrupamento de pequenos cistos que reagem às flutuações hormonais dos ciclos menstruais femininos.

Podem surgir em pessoas de qualquer idade, especialmente na fase fértil da vida. São mais frequentes, entretanto, na faixa dos 35 anos aos 50 anos, especialmente durante a perimenopausa, período de transição que marca o fim da vida reprodutiva e a menopausa propriamente dita, que coincide com o processo involutivo dos lóbulos mamários.

Na pós-menopausa, cistos mamários raramente aparecem em mulheres que não fazem reposição hormonal.

Diferente do que ocorre com o nódulo, a biópsia não pode ser feita no cisto antes de um exame de ultrassom, pois durante o procedimento ele pode ser rompido, vazando o líquido contido para outras áreas do corpo, dificultando um eventual diagnóstico.

Contudo, após sua confirmação pelo exame de ultrassom, ele pode ser esvaziado por uma punção aspirativa, sem maiores problemas, ou ser realizada uma biópsia guiada pelo exame para evitar maiores complicações.


Características em Comum entre o Nódulo e o Cisto Mamário


Características comuns entre o nódulo e o cisto mamário:

  • São semelhantes no formato, o que gera a confusão;

  • Podem ser benignos ou malignos. Portanto, os cistos podem não ser de todo bonzinhos e os nódulos pelo contrário, muitos representam achados que não irão gerar danos;

  • Acometem qualquer órgão / os mesmos órgãos;

  • Podem ter qualquer tamanho;

  • Podem crescer;

OBS: Existem ainda os chamados nódulos “sólido-císticos”. Tem componente de cisto conjuntamente ao nódulo. Podem representar uma infinidade de patologias.


Como posso realizar o Exame e Tratamento de Nódulo ou Cisto Mamário?


Se você percebeu alguma alteração, entre em contato conosco e agende sua consulta. Clique Aqui.

A melhor maneira de detectar um nódulo ou cisto é mantendo seus exames e consultas em dia! Nossa Ginecologista e Obstetra Dra. Maria Luis Ferreira pode te ajudar a detectar e tratar quaisquer alterações que possam surgir! Se você percebeu alguma alteração, entre em contato conosco e agende sua consulta.

Clique Aqui e agende logo a sua Consulta. Além disso, contamos com mais de 20 especialidades médicas, além de cirurgia plástica, fisioterapia e muito mais, tudo para cuidar da sua SAÚDE!

Invista no seu maior patrimônio: sua SAÚDE!

 

☎️ Telefones: (21) 2688-4372 ou +55 21 98888-0469 (WhatsApp).

📍 Endereço: Rua Walter Barbosa Coelho,58 - Centro - Itaguaí/RJ (Clique aqui)

bottom of page