top of page

Exame de TOQUE RETAL e exame PSA: Qual a diferença?



O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens em todo o mundo e com altas taxas de incidência no Brasil.

Por isso, exames como o PSA ou toque retal colaboram para um diagnóstico precoce do câncer de próstata e uma maior eficácia no tratamento.

 

Exame de Toque Retal

O exame de toque retal é indicado para examinar problemas no ânus e reto, como hemorroidas e câncer de próstata.

Embora ainda seja temido por muitos homens, o exame de próstata é um procedimento simples realizado em consulta com urologista ou proctologista.



O exame consiste na introdução do dedo indicador do médico especialista, protegido por luva de látex e lubrificado, no ânus do paciente, permitindo detectar anormalidades nessa glândula.

O procedimento é rápido (dura em média 10 segundos e não necessita de qualquer preparação para ser feito) é indolor e não traz riscos à saúde.

O Toque Retal permite conhecer, através da palpação, alguns dados relativamente à glândula, como:

  • Dimensões aproximadas;

  • Limites;

  • Eventuais pontos de dor e/ou com sensibilidade;

  • Consistência.

O toque retal é um importante exame para ser incluído no rastreamento do câncer de próstata, pois ele pode detectar a doença em homens que apresentam níveis normais de PSA.

Com este exame de toque da próstata é possível analisar a sua superfície - lisa ou com irregularidades ou saliências e a presença de eventuais nódulos suspeitos, avaliar o tamanho, a superfície, consistência, limites, sulco mediano e nódulos anormais da próstata.

Por outro lado, permite também avaliar o estado de outras estruturas além da próstata, nomeadamente o reto e o ânus, assim como a capacidade de contração e relaxamento dos esfíncteres anais, interno e externo.


Exame de PSA

O exame de PSA é realizado por meio da coleta de uma amostra do sangue venoso, que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA).

Com ele, é possível investigar a possibilidade de câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna e a prostatite, que é a inflamação da próstata.

O valor obtido permite ajudar a diferenciar se estamos em presença de uma situação de aumento benigno da próstata ou de cancro da próstata. Se houver uma suspeita da presença de cancro, deve ser realizada uma biópsia da próstata.

Para este exame, o paciente deve ter em consideração os seguintes aspectos:

  • Jejum de pelo menos 4 horas antes da realização do exame;

  • Nas últimas 48 a 72 horas (antes do exame) não ter relações sexuais;

  • Não realizar exercícios que causem impacto no períneo (como andar de bicicleta, de moto ou a cavalo ou fazer viagens de carro prolongadas) no mesmo período;

  • Protelar o exame se tiver sofrido uma infecção urinária, prostatite ou uretrite recente, se tiver sido algaliado, efetuado uma cistoscopia ou outra manipulação do aparelho urinário.

No caso do Câncer de Próstata, nem todos os tumores provocam alterações no PSA (Antígeno Prostático Específico), proteína produzida pelo tecido prostático, em casos a doença só é detectada pelo exame de toque retal realizado pelo médico Urologista ou Proctologista.

Estima-se que até 20% dos casos diagnosticados de câncer de próstata apresentam toque alterado, sem alteração do PSA, e cerca de 70% dos pacientes são curados com o tratamento do câncer de próstata quando a detecção da doença é feita na sua fase inicial.

Por essa razão, a realização do exame é imprescindível para o diagnóstico da doença.

O exame da próstata (toque retal) e a dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico) são os procedimentos básicos e complementares para o início do rastreamento.

Não é possível substituir o exame do toque pelo PSA, pois ambos se complementam. Ao serem utilizados em conjunto, é possível detectar cerca de 90% dos casos e, principalmente, diagnosticar o câncer de próstata precocemente. Até porque o exame do toque identifica pequenos tumores que, muitas vezes, não aparecem nos níveis do PSA. Isso ocorre pois o PSA é um biomarcador imperfeito e pode gerar falsos diagnósticos.

A união desses dois exames garante um tratamento adequado para o paciente e também ajuda a salvar muitas vidas.


Onde consigo realizar o exame PSA e Consulta com Urologista ou Proctologista em Itaguaí?

Na clínica Dr. Saúde Rio, no Centro de Itaguaí, você consegue realizar consultas médicas e exames, além de tirar todas as suas dúvidas.

Invista no seu maior patrimônio: sua SAÚDE!

 

Dúvidas? Clique aqui e marque agora mesmo os seus exames ou consultas na Clínica Dr. Saúde Rio no centro de ITAGUAÍ, com nossos especialistas. Temos diversas especialidades médicas, além de cirurgias plásticas e em geral, fisioterapia e psicoterapias.


☎️ Telefones: (21) 2688-4372 ou +55 21 98888-0469 (WhatsApp).

📍 Endereço: Rua Walter Barbosa Coelho,58 - Centro - Itaguaí/RJ (Clique aqui)



bottom of page