top of page

Retossigmoidoscopia Rígida: Para que serve esse exame, Como é feito?



A retossigmoidoscopia rígida é o exame do interior do reto e do sigmóide distal até 20 a 25 cm da margem anal.

Consiste em um aparelho de acrílico na forma de tubo introduzido pelo ânus. É um procedimento útil, simples, rápido e barato para diagnosticar doenças do reto.

É realizado no consultório médico apenas com a lubrificação do aparelho sem necessidade de analgesia, anestesia ou sedação.

Além da inspeção da superfície intestinal, a retossigmoidoscopia permite também a realização de biópsias que podem ser úteis no estabelecimento do diagnóstico.

A retossigmoidoscopia é uma das nossas mais valiosas ferramentas de diagnóstico em consultório, sendo considerado o instrumento valioso na avaliação do reto.

Clique Aqui e agende já a consulta com nossos Especialistas na Clínica Dr. Saúde Rio, no Centro de Itaguaí.

 

Preparo do exame



O exame pode ser realizado com ou sem preparo do reto. O produto mais comumente prescrito para o preparo é o enema de fosfato de sódio, que é aplicado pelo intróito do ânus. Chegando ao reto, o produto provoca estímulo para o esvaziamento do reto (evacuação), que ocorre de dois a cinco minutos após uso. Recomenda-se remover a tampa antes da aplicação.

O preparo pode ser feito na residência do paciente, duas a três horas antes do exame. Outras instruções para melhor obtenção do resultado são fornecidas pelo médico durante a consulta. Em alguns casos especiais este preparo necessita ser modificado, de acordo com a identificação de condições clínicas.


Indicações da retossigmoidoscopia


A retossigmoidoscopia é um procedimento endoscópico que se assemelha à colonoscopia, solicitado, principalmente, para investigar a primeira porção do cólon (sigmoide) e o reto.

É utilizada para o diagnóstico ou acompanhamento de:

  • hemorroidas;

  • fístulas;

  • fissuras;

  • inflamações crônicas;

  • pólipos;

  • doenças inflamatórias intestinais;

  • neoplasias (tumores).


Esse exame é prescrito para pacientes que apresentam queixas de dor ao evacuar; diarreia crônica; sangue nas fezes; secreção anormal no ânus; fezes anormais; perda espontânea de fezes; ou saliência perianal.


Como é realizado a Retossigmoidoscopia ?



Após sua admissão na sala de exame, você será orientado a permanecer em decúbito lateral esquerdo. O médico realizará um toque retal após a lubrificação do ânus com pomada de xilocaína, seguido da introdução do aparelho através do ânus, chamado retossigmoidoscópio. O exame é geralmente bem tolerado.

Caso você sinta qualquer desconforto, informe ao seu médico Proctologista. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) podem ser colhidas durante o exame para análise microscópica detalhada.

O exame dura cerca de 10 a 15 minutos e pode ser feito em ambulatório.


Possíveis riscos


A retossigmoidoscopia é considerada segundo, no entanto, assim como outros exames mais invasivos, podem existir alguns riscos em complicações, como sangramento anal, principalmente quando também realizada a biópsia ao mesmo tempo, infecções e dor no local. Além disso, apesar de raro, existe o risco de perfuração intestinal.

É importante que o médico seja informado sobre qualquer sintoma que surja após a retossigmoidoscopia para que seja feita uma avaliação.


Onde posso realizar o exame Retossigmoidoscopia Rígida?

Clique Aqui e agende logo a sua Consulta com nosso Proctologista para realizar uma avlaiação ou agendar o seu exame de Retossigmoidoscopia Rígida.

Além disso, contamos com mais de 20 especialidades médicas, além de cirurgia plástica, fisioterapia e muito mais, tudo para cuidar da sua SAÚDE!

Invista no seu maior patrimônio: sua SAÚDE!

 

☎️ Telefones: (21) 2688-4372 ou +55 21 98888-0469 (WhatsApp).

📍 Endereço: Rua Walter Barbosa Coelho,58 - Centro - Itaguaí/RJ (Clique aqui)

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page